quinta-feira, 27 de maio de 2010

Um, Dois Feijão com Arroz

Certo dia levei meu filho ao pediatra, e para minha surpresa, quando disse que ele comia de tudo, arroz, feijão, legumes, verduras, frutas e carnes . A resposta dele foi ... Arroz e feijão é comida de pobre !!!
Fiquei preterita com isso, como pode, moramos no Brasil, a grande maioria se alimenta de arroz e feijão e ele me fala uma coisa dessas? Nunca mais voltei lá, obviu.
Vejam abaixo uma pesquisa sobre essa combinação deliciosa e nutritiva.


Arroz com feijão

Abaixo, veja as orientações da gerente-técnica do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e Mato Grosso do Sul (CRN-3), Solange Saavedra.


Segundo Solange “juntar arroz com feijão promove uma química perfeita para o organismo”, já que o arroz contém o aminoácido essencial metionina, e o feijão outro aminoácido essencial chamado lisina, combinação ideal para o corpo absorver bem as proteínas de origem vegetal. E olha que o brasileiro anda deixando o feijão de lado – o consumo deste alimento diminuiu. Segundo a nutricionista, as principais vantagens da dupla favorita dos brasileiros são: tornar mais eficiente o fornecimento de proteínas de origem vegetal e equilibrar o teor de glicose no sangue e a relação com a insulina. Segundo a nutricionista, para isso é fundamental que eles sejam ingeridos juntos. “O arroz polido, sozinho, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, e o feijão tem o poder de brecar esse efeito, estabilizando a glicose”.

Para quem acha que a dupla engorda, a médica diz que ela ajuda a prolongar a sensação de saciedade e assim você não vai ter vontade de “atacar” um doce após a refeição. A única desvantagem é o exagero, diz a nutricionista. Tudo que é demais não ajuda e o equilíbrio perfeito entre ambos é conseguido com duas porções de arroz para cada uma de feijão.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo novo blog! Está ótimo!
    Que coisa esse médico hem? Ninguém merece...
    Amo feijão, não sei ficar sem.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Sera que me podiam dar a "verdadeira" receita de arroz com feijao à moda brasileira? Obrigado =D

    ResponderExcluir